logo
Ana Fonoaudiologia

DISLEXIA

- separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o )
- habilidades auditivas - rimas
- discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.,
- diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
- orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
- orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva

Ensino Fundamental

Dificuldades mais identificadas:

- atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica, decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade.
- soletração de palavras
- ler em voz alta diante da turma
- supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha
- repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada
- seq��ncia de letras em palavras Invers�es parciais ou totais de s�labas ou palavras (ai-ia; per-pr�; fla-fal; me-em).
- fragmenta��o incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola

< Anterior Próxima >